Plano de curso Intraempreendedorismo uma visão sistêmica

PLANO DE CURSO

Intraempreendedorismo: uma visão sistêmica e ressignificância para empresa e seu crescimento.

Carga horária total
30 horas
Público alvo:
Trabalhadores do comércio, indústria e serviços.

critérios da metodologia de ensino.
Metodologias ativas de aprendizagem, com aulas práticas e desenvolvimento eficiente.
Docência com profissional formado na área da administração, psicologia e que saiba lidar com sistemas de aulas on-line.

EMENTA

Conceito de empreendedorismo; Construção do conceito de intraempreendedorismo; Competências empreendedoras; Empreendedores como visionários; Gestão e cultura empreendedora; Identificação de um intraempreendedor; Grau de empreendedorismo dentro das organizações; Intraempreendedorismo como ferramenta de desenvolvimento e crescimento; Competências empreendedoras; Comprometimento empresarial e comportamento.


OBJETIVOS GERAIS

Estabelecer a importância de se criar e cultivar pessoas com pensamento intraempreendedor para impulsionar o crescimento de empresas, fortalecendo os times de trabalho dentro das organizações.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender atitude empreendedora, bem como as competências que um intraempreendedor tem para contribuir dentro da empresa.
Disseminar visão co-criadora envolvendo o conceito de desenvolvimento organizacional.
Promover inovação dentro do mercado de trabalho influenciando a cultura organizacional.
Identificar uma pessoa com atitude empreendedora e fortalecer sua atuação dentro das organizações.
Compreender o crescimento que uma atitude empreendedora pode trazer para o crescimento de uma empresa, juntamente com sua equipe de atuação.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Conceito de empreendedorismo.
Conceito de intraempreendedorismo.
Atitude empreendedora.
Atividade prática I.
Competências de um empreendedor.
Visão empreendedora e cocriação.
Gestão e cultura empreendedora.
Atividade prática II
Identificação e verificação do grau de empreendedorismo e os fatores que caracterizam os intraempreendedores e influenciam as pessoas a um engajamento.
Competências empreendedoras, comprometimento organizacional e comportamento reflexivo pela busca de resultados.
Avaliação final e avaliação do curso.


METODOLOGIAS DE ENSINO

Metodologias ativas de aprendizagem com avaliação contínua do processo de aprendizagem e fortalecimento da proatividade na constituição formativa.




AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO / APRENDIZAGEM

Participação plena nas aulas, realização de todas as atividades propostas, feedbacks grupais e individuais e exigência de câmeras e microfones acionados.


BIBLIOGRAFIA

FESTA, M, P. Gestão e cultura empreendedora: um estudo sobre práticas gerenciais que promovem a inovação. Caderno Profissional de Administração, Vol. 5, Nº 1, UNIMEP, 2015. PP. 40-58.
FILION, L, J. Entendendo os intraempreendedores como visionistas. Revista de negócios, Vol. 9, Nº 2, Blumenau, 2004, PP. 65-80.
NASSIF, V, M, J; ANDREASSI, T; SIMÕES, F. Competências empreendedoras: há diferenças entre empreendedores e intraempreendedores? Revista de administração e inovação, Vol. 8, Nº 3, São Paulo, 2011, PP. 33-54.
PEGHINE, P; SOUZA, L, D, ETIAL. Atitude empredendora de proprietários e funcionários intraempreendedores: um estudo comparativo entre visionários e visionistas. Revistas de negócios, Vol. 2, Nº 9, Blumenau, 2004, PP. 65-80.
SAMPAIO, M. Atitude empreendedora: descubra com Alice seu país das maravilhas. Editora SENAC, São Paulo, 2014.
SIQUEIRA, W. R;
URIARTE, L, R. Identificação do perfil intraempreendedor. Tese de Mestrado – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000.