Proposta pedagógica da MR Treinamento & Desenvolvimento

1. Apresentação:

Nome da empresa: MR Treinamento e Desenvolvimento, uma marca pertencente ao Espaço de Desenvolvimento Martins Rodrigues

CNPJ: 30.506.129/0001-37 

Razão social: Martins e Rodrigues Barretos Ltda.

Coordenadora pedagógica: Graziele Valério Rocha, pedagoga pela UNIFEB, pós graduada em Neuropsicopedagogia pelo IPECS, com prática em atendimento especial de cinco anos.

A MR Treinamento & Desenvolvimento é uma empresa privada que valoriza o desenvolvimento pessoal, sendo esta, a base de construção de competências e valores que fortalecem o ser humano em todas as áreas de sua vida.

Instituída na cidade de Barretos,  nossa empresa tem Sua metodologia proposta na inserção social dos atores envolvidos nos cursos. Com isso, entende-se um crescimento sólido, positivo e distribuição do conhecimento e de valores que vão além do financeiro.

O processo de ensino aprendizagem é contínuo, desafiador e necessário para vivermos em sociedade. Aprimorar nossos conhecimentos, sermos seres assertivos e dinâmicos, tornam-se fundamentais no atual modelo social.

Observamos indivíduos altamente qualificados, todavia, com um baixo nível de desenvolvimento pessoal, o que implica em pessoas manipuláveis, emocionalmente instáveis, resultando numa perda de identidade e individualismo.

O ambiente educacional deve proporcionar um diálogo entre alunos e professores, permitindo o desenvolvimento de ideias e pensamentos, diálogo e tolerância às diferenças. Pois a necessidade de nos fortalecermos é imensa e os desafios são diversos. 

Desta forma, permitir um pleno desenvolvimento pessoal baseados em valores cristãos faz da proposta pedagógica da MR Treinamento & Desenvolvimento, um diferencial na aprendizagem de nossos clientes externos e internos.

  • Introdução:

Proporcionar um ambiente educacional profissionalizante, tanto presencial quanto on-line, aliado a inteligência emocional, faz do conteúdo de nossos treinamentos, cursos e serviços um instrumental para formação humana. 

As aulas são espaços de aprendizagem construídos em parceria entre alunos e professores e essa integração fortalece o ideal de um aprender constante, profundo e fundamentado nas produções científicas existentes.

  • Objetivo Geral: 

Oferecer educação profissional de qualidade, com visão empreendedora e transformadora de nossa comunidade.

  • Objetivos Específicos:
  • Proporcionar uma aprendizagem significativa, inovadora, eficaz e construtiva.
  • Transformar a realidade local por intermédio do desenvolvimento pessoal individual, grupal e social.
  • Ser uma empresa sustentável e parceira, que preza pelo desenvolvimento da região onde estará inserida.
  • Fomentar aos clientes o fortalecimento do empreendedorismo, individual e grupal.
  • Metodologia:

A MR Treinamento & Desenvolvimento está firmada sobre marcos civilizatórios cristãos com uma estrutura de pensamento na qual a base é constituída na convivência, estilo de vida e pressupostos que nos fazem viver de uma forma eficaz em sociedade.

Posto que, nossos marcos de formação se fundamentam na capacidade de a pessoa reconhecer seus erros, dificuldades e entender quando estará pronta para realizar empreendimentos, ações e com isso, ter atitudes assertivas, persistentes e claras diante da sociedade.

O aluno é o centro do projeto educativo, que visa proporcionar sua autonomia e senso crítico. Desta forma, cada curso proposto percorrerá metodologias de ensino que garantam o pleno desenvolvimento do aluno.

  • Avaliação:
  • processo avaliativo de nossos alunos se dará por intermédio dos seguintes modelos de avaliações: 

6.1.Avaliação de conteúdo: também chamada de prova escrita, em como objetivo principal avaliar o aluno bem como os conteúdos aprendidos pelo mesmo, pode ser provas de múltipla escolha, questionários, provas de consulta de material e mistas. 

O processo avaliativo neste item será por intermédio de notas de 0 a 100 pontos, nestas avaliações o aluno deve atingir o mínimo de 60 pontos. Esta modalidade de avaliação será presencial e on-line, de forma síncrona ou assíncrona, com datas e horários agendados pelo professor e em caso de ausência o aluno deverá solicitar junto a secretaria educacional segunda chamada que terá um custo de operacional, de acordo com o valor vigente referente ao ano de exercício dos cursos de 2,5% do salário mínimo. 

6.2.Feedbacks: pode ser realizado individual ou grupal, tendo como objetivo avaliar o aluno de forma qualitativa, reforçando pontos positivos de sua aprendizagem e apontando pontos que precisam ser melhorados diante de aulas, material, posturas, aconselhamentos e acima de tudo, permitir um espaço de troca entre professor e aluno buscando uma aprendizagem significativa.

6.3.Trabalhos: podendo ser realizados como pesquisas em sala de aula ou em bibliotecas, trata-se de um aprofundamento da aprendizagem do aluno sendo este uma forma de buscar o que o ambiente de ensino não conseguiu passar, seja pela falta de tempo do mesmo ser concluído, seja pela curiosidade dos alunos em buscarem tais conhecimentos. As fontes de pesquisas podem ser livros, revistas, acervos bibliográficos, internet, pessoas conhecedoras dos temas e a comunidade.

6.4.Estudos de caso: Os alunos serão avaliados com casos reais e terão que apresentar domínio pleno das ações aprendidas em sala de aula, buscando a resolução dos problemas apresentados nos casos. Os casos podem envolver situações reais, presenciais ou retirados da literatura nos quais, os conhecimentos adquiridos ou aprofundados em sala devem ser aplicados de acordo com a técnica específica de cada curso e abordagem. Nestas avaliações o aluno será avaliado por indicadores de desempenho que serão estabelecidos previamente antes de cada atividade avaliativa. 

6.5.Auto avaliação: será dado ao aluno a oportunidade de uma auto avaliação, uma forma de ele mesmo criar um método avaliativo no qual ele possa desenvolver uma ação tanto dentro, como fora da sala de aula. Pode ser desenvolvido projetos e apresentações de seminários. Uma das melhores estratégias de avaliação é dar ao aluno a capacidade de ele intervir sobre seu processo educacional, neste o mesmo poderá rever suas avaliações escritas e os indicadores avaliados juntamente com os resultados de seus feedbacks individuais e, mediante a esta análise o aluno poderá avaliar-se de forma plena, tendo acesso ao seu portfólio individual, contratos assinados e com isso, aprofundar-se no seu objetivo dentro de nossa instituição.

6.6. Elaboração de projeto: o aluno terá a oportunidade de realizar um projeto integrado plenamente ao curso. Este pode ser desenvolvido plenamente pelo aluno no qual ele poderá escolher sua forma de pesquisa, tema e todos os módulos dos cursos deverão incentivar nesta elaboração. O próprio aluno poderá, de acordo com a proposta, criar um tema gerador para o desenvolvimento do portfólio do projeto, no qual, ele apresentará no último dia de curso. As normas para este projeto serão mencionadas na proposta de projeto. 

Ressaltamos que o docente terá como obrigatoriedade a apresentação de pelo menos três avaliações para aprovação do aluno em cada módulo do curso.

  • Certificação:

Nos cursos livres são oferecidos certificados de participação que não possuem valor de título superior. Contudo, são validos em todo território nacional para atestar a qualificação profissional. Segundo o Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3°. E a lei nº 9.394, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional os Cursos Livres e Profissionalizantes passaram a integrar a Educação Profissional:

Art. 7° da Lei n° 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases):

O ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições:

  1. – Cumprimento das normas gerais da educação nacional e do respectivo sistema de ensino;
    1. – Autorização de funcionamento e avaliação de qualidade pelo Poder Público; III – Capacidade de autofinanciamento, ressalvado o previsto no art. 213 da Constituição Federal.

Os cursos oferecidos de Formação Superior ou complementar serão certificados juntamente com faculdades ou universidades que firmem parcerias com a MR Treinamento & Desenvolvimento, podendo ser firmado um contrato por tempo determinado ou indeterminado, de acordo com o modelo de negócio ou desejo da instituição de ensino superior.

Por entender a importância deste documento, buscamos parcerias com instituições sérias e que têm em sua constituição o profundo aperfeiçoamento do aluno não somente na certificação, mas no desenvolvimento de técnicas, práticas e conceitos que farão do mesmo um profissional com excelência e diferencial no mercado de trabalho.